sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O QUE ESPERAR DO DRAGON BALL PELA PANINNI

    Esse ano parecia apenas ser  normal, com lançamentos rasuaveis  sem novidades; mas então surgiu a Panini e nos mostra uma avalanche de títulos com classificação que vai de "ótimo" para "incrível" e então ferrou nossos salários e mesadas.
     Alem de One Piece que foi um sucesso instantateo, foi revelada a republicação de Dragon Ball, a primeira vista deixando muitos felizes, até que eles pensassem: "será a edição de luxo que a Conrad publicava ou uma nova versão?". Só em fevereiro seria revelado mais detalhes, dentre eles que a Panini não iria prosseguir com a edição Kazenban da Conrad, deixando fãs tristes, já que a versão que foi cancelada tinha acabamento diferenciado, papel especial e paginas coloridas.
      Bom... mas se não vai ser tão bom quanto o da Conrad, o que terá de diferente nessa versão? Já que a edição não foi lançada, poucas coisas é possível ter certeza mas falarei das que aparentemente vão acontecer.

A TRADUÇÃO
     Sim, embora muita gente esqueça, as traduções melhoraram com o passar dos anos, ficando mais compreenciveis e diretas, a maior prova disso foi a versão da JBC dos cavaleiros do Zodíaco, que embora tenha deixado os nomes dos golpes iguais ao Anime (o que foi um escolha editorial, não uma escolha da tradutora) teve o texto mais coerente e direto, em comparação com o da Conrad. Fora que atualmente é mais cobrado a qualidade do que a 10 anos atras.

A IMPRESSÃO
    Assim como a tradução, a impressão e edição mudaram com o passar dos anos, ainda usando como exemplo Cavaleiros do Zodíaco da JBC, é possível notar uma mudança de impressão surpreendente em comparação com a publicação anterior. A impressão da Conrad deixava todos os tons de cinza, pretos, e as retículas irreconhecíveis. Por isso que comprar a nova versão vai sentir que há algo diferente com o desenho, e se tiver a versão da Conrad para comparar notará a diferença mais nitidamente.

O ACABAMENTO
     Tudo evolui, sendo assim o Photoshop (responsável neste meio por editar e traduzir os mangás) teve melhorias consideráveis em 10 anos, proporcionando detalhes e opções que naquela época nem seriam pensadas. A capa será um grande exemplo, já que as editoras não podem (ou não querem), usar a mesma capa que a editora anterior colocou nos mangás, tendo que dar uma acabamento diferenciado, como foi o caso de Evangelion, que trouxe a borda roxa/azul estragando a capa.
      Neste caso a Panini tem uma vantagem, já que  a conrad não usou o acabamento original das capas de Dragon Ball, podendo simplesmente fazer igual ao original japonês (o que já seria diferente do da conrad), Veja a diferença abaixo:

     Se a capa usada pela Panini for a  do Japão, não haverá problemas, e o acabamento ficará bonito.

E ENTÃO, COMPRO OU NÃO?
      A versão da Panini não virá com paginas coloridas, e terá um acabamento igual as outras publicações da editora, então quem já tem o kazenban da Conrad ficará com receio de colecionar essa versão "inferior", embora será a unica maneira de poder ter o fim da história já que o kanzenban foi cancelado no volume 16. Mas para que tem a primeira versão do mangá, vale muito a pena, já que terá melhorias consideráveis . Meu único receio e quanto a lombada, que se for seguida como a japonesa formará um desenho bem bonito, com todos os personagens de dragon ball voando. Torço para que a Panini opte por mante-la.
     Agora é só aguardar o lançamento que deverá ocorrer em março/abril, o preço será 10,90 e terá em média 200 paginas. Ficamos no aguardo!

2 comentários:

valkiriapura33 disse...

Olha eu acho que o trabalho de tradução dos mangás melhoraram sim, claro que ainda vemos alguns absurdos que não convencem nem uma criança de 5 anos, mas em geral a coisa tá melhorando, gostei do tratamento de One Piece pela Panini.
Realmente o formato da Conrad tinha seus prós e contras, e sim hj em dia o povo mete muito pau, mas ela já foi uma grande editora(claro que tinha muitos contras, mas em geral era boa), e bem ficou o que é agora...uma sobrevida.
A Panini vem agora com a missão de se tornar grande mesmo, quer impressionar com One Piece e tem que se pensar em um tratamento igual para Dragon Ball( que é sim um título de muito peso e que tem muitos fãns, então nada de trabalho meia boca, tem que ser direito).
Olha sou a favor da capa igual a da japonesa, se possível sempre apoio a escolha, afinal nada melhor que a coisa original.
Realmente é uma grande dúvida:Vale a pena?Completar a coleção é o objetivo, mas não pode ser de qualquer jeito...fica a dúvida, realmente é melhor ver o volume físico antes, mas não sei se teremos a chance( sério, não vou confiar nas editoras, elas já pisaram muito na bola, e vai ser preciso mais para ter o público na mão).

Anônimo disse...

Eu como possuidor da primeira versão e das 16 edições de luxo lançada não colecionarei. É lamentável você ter um relançamento com um nível inferior... pretendo aproveitar as páginas originais da primeira coleção e imprimir as coloridas de algum jeito... vai ser difícil, mas acredito que ficará melhor do que ter a coleção metade de luxo metade de papel jornal.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...